um blogue sobre os meus pés e os sapatos que os cingem um pouco acima dos calcanhares cobrindo as peúgas que mal se veem e as calças por cima que é como quem diz: um blogue sobre o meu espírito e os meus hábitos e rotinas que o cingem ocultando o meu ser que quase só se deixa ver através do meu olhar dormente
domingo, 29 de maio de 2011
quinta-feira, 26 de maio de 2011
sexta-feira, 6 de maio de 2011
A propósito de "Português" vs "Língua Portuguesa"
Na matriz curricular do Ensino Básico a designação existente é Língua Portuguesa e não Português.
Nem mesmo na última alteração à matriz curricular do Ensino Básico é alterada a designação desta disciplina (Dec.-Lei 18/2011).
Neste Decreto, pode ler-se, logo na primeira página:
Por outro lado confere-se nova ênfase ao Estudo Acompanhado no objectivo de promoção da autonomia
da aprendizagem e melhoria dos resultados escolares ao estabelecer que serve prioritariamente para reforço ao apoio nas disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática.
Relativamente a este assunto, na p. 3 do texto dos Novos Programas de Português do Ensino Básico, lê-se o seguinte:
Apesar de em textos legais ser utilizada a expressão Língua Portuguesa para designar a disciplina que aqui
está em causa, no presente documento utilizamos o termo Português. É esta a tendência que se verifica
noutros sistemas educativos, tendência já consagrada em Portugal em programas de trabalhos oficiais (p. ex.: Plano Nacional de Ensino do Português), bem como na disciplina (Português) correlativa a esta do Ensino
Secundário.
Quer esta nota quer a opção dos autores (ou do coordenador) do Programa relativamente à designação da disciplina não altera nem pode alterar a designação que consta na Lei (Dec.-Lei nº 6/2001). Relativamente a este aspeto a Lei não foi alterada. Por isso, a designação da disciplina no Ensino Básico continua a ser: Língua Portuguesa.
Subscrever:
Comentários (Atom)